Matthew Jordan – Um Talento Inegável

Créditos da Imagem: Matthew Jordan

Matthew Jordan gentilmente concedeu a este blog uma entrevista na qual fala de suas influências, carreira e planos de novos projetos.

Um artista completo e dono de notáveis trabalhos, como seu EP mais recente.UNDENIABLE (INEGÁVEL).

Confiram a entrevista com o Matthew Jordan!

If you want to read in English, scroll down.

Batalha Sonora: Você tem uma grande carreira como musico, produtor, treinador vocal. Como se iniciou essa relação com a música?

Matthew Jordan: Uau, que pergunta! Bem, quando eu tinha seis anos de idade eu comecei a amar o Billy Joel, então meu pai me deu aulas de piano e eu decidi que era o que eu queria para minha vida. Meu pai costumava cantar e escrever musicas também e antigamente ele trabalhava para a Warner Bros como compositor. Ele me incentivou e me ensinou muito, e nós ainda escrevemos bastante juntos. Essa é apenas uma parte sobre como eu comecei, mas realmente, cada experiência que eu tive me conduziu para novas incríveis aventuras na musica e eu sempre me esforço para experimentar quantas novas aventuras musiciais forem possíveis.

B.S. Quais suas maiores inspirações para compor e escrever canções? Como e o processo para fazer novas músicas?

M.J.: eu escrevo a música primerio porque eu sou muito rápido com a melodia e, entao eu vejo o que diz a letra pra mim de acordo com o que a letra segue. Mas as vezes quando eu tenho um titulo ou uma linha da canção primeiro, eu começo da música para combinar com a letra em seguida. É como juntar os pedaços de um quebra cabeças. Eu também me inspiro por qualquer música que eu tenha ouvido recentemente, muitas vezes eu penso: ‘’Como soaria se eu tentasse escrever uma música no estilo deste artista?” e então eu vou mudando a medida que for avançando, e no final das contas, se não soar como o artista, eu ainda terei começado a escrever algo novo.

B.S.: Voce tem muitas colaborações com outros grandes artistas, qual foi a mais emocionante? E por quê?

Beach Boys green Mountain Winery

Foto de Matthew se apresentando com a banda The Beach Boys.

Créditos: Matthew Jordan

M.J.: Definivamente o fato de eu ter co-escrito a música ‘’California Beach’’ com Mike Love (dos The Beach Boys) no início desse ano. Eu fui contratado especificamente para fazer os arranjos e gravar harmonias e vocais em algumas das canções dele, mas ‘’California Beach’’ eu montei uma seção nova e criei minha própria música e letra, então acabei recebendo um crédito de co-autoria. É muito emocionante poder dizer que co-escrevi uma música com um dos membros fundadores de uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos!

B.S.: Quando foi a primeira vez que você tocou para um público? Qual foi a sensação?

M.J.: Bem, eu costumava fazer muitas apresentações de coral na escola e tinha alguns solos desde a quarta ou quinta série que eram realmente divertidos. E então eu fiz alguns microfones abertos quando adolescente tocando minhas músicas pela primeira vez ao vivo. Mas o meu primeiro set completo fazendo minha própria música foi quando eu tinha 16 ou 17 anos, em uma cafeteria. Muitos dos meus amigos estavam lá. Foi super divertido. No entanto, eu costumava ficar muito mais nervoso antes dos shows do que agora, então eu provavelmente estava muito estressado antes disso, mas depois (como sempre) eu me diverti muito quando subi ao palco.

B.S.: você tem uma carreira musical excelente e impressionante. Qual álbum seu é o favorito?

M.J.: Minha coleção favorita de trabalhos que eu lancei é provavelmente o meu último EP, “Undeniable”, porque eu levei muito tempo para realizar. eu fiz muito por conta própria e desde a minha campanha de crowdfunding até o final me senti incrivelmente realizado e feliz com o produto final. Mas também terei sempre um ponto fraco no meu primeiro lançamento, “Horizon”, de 2007. Todos os meus outros lançamentos foram EPs (5 a 7 músicas cada), enquanto “Horizon” tinha 12 músicas, que cobriram uma grande variedade de influências estilísticas. Eu sempre estarei incrivelmente orgulhoso de todas essas faixas.

Matt smiling looking over new

Créditos: Matthew Jordan

B.S.: Você ama fazer covers de bandas e artistas que você gosta. Qual música foi mais difícil de interpretar?

M.J.: Hmm… boa pergunta! Os que provavelmente tiveram mais trabalho foram alguns dos meus medley de Natal, porque eu pude torná-los inteiramente minha própria versão desde o início, sem um registro específico para referência quando fiz minha versão. Foi super divertido pegar vários artistas e estilos diferentes e incorporar essas influências nas minhas capas de Natal. O outro que vem à mente é “Good Vibrations”, do Beach Boys, não porque foi difícil “interpretar”, mas porque é um disco tão complexo, com tantos vocais e seções diferentes. Demorou um pouco para dissecá-lo, mas foi provavelmente o cover mais divertido que já fiz no YouTube!

Confiram o vídeo do Matthew no canal oficial no YouTube!

B.S.: Recentemente, você fez um EP incrível (adorei !!!) chamado Undeniable. Qual música deste EP você mais gosta e por quê?

M.J.: Difícil escolher apenas um! Eu amo “She Believed In Me” pela sensação e vocais jazzísticos únicos. Adoro “Undeniable” porque acho que é um dos ganchos mais atraentes que já escrevi. E eu amo “Porcelain” porque é provavelmente a música mais profundamente pessoal que eu já escrevi, sobre a minha noiva.

B.S.: Você fez parte da turnê Beach Boys este ano. Eu sei que você é um grande fã dessa banda. Como foi dividir o palco com eles?

M.J.: Oh meu Deus, foi além de um sonho tornado realidade. Eu nunca sonhei que teria essa oportunidade e foi uma honra poder fazer uma turnê com eles por alguns meses. Eu até consegui me apresentar na Itália com eles, abrindo para o Queen! Cantando minhas músicas favoritas, COM a minha favorita. banda. Como você pode superar isso?

Humphreys Beach Boys

Créditos: Matthew Jordan

B.S.: Você tem um ótimo público e toca em muitos lugares. Como é a sensação de saber que sua música faz parte da vida de pessoas de todo o mundo?

M.J.: É uma sensação tão legal. Eu me conectei com tantas pessoas incríveis ao redor do mundo através da minha música (incluindo você, Carla!), E fiz amigos em todo o lugar, do Havaí, Alemanha, Japão, Brasil. É um dos sentimentos mais incríveis poder me conectar com novas pessoas através da minha arte, e estou extremamente agradecido pela oportunidade de fazer amigos em todo o mundo!

B.S.: Como você reconcilia tantas coisas para fazer? Você canta, compõe, produz, escreve e toca. Como organizar o tempo?

M.J.: Quem precisa dormir? Haha Honestamente, não estou feliz se não estou super ocupado trabalhando em projetos diferentes, quase me sinto impaciente. Então, eu gosto de ter um milhão de coisas diferentes nas quais preciso trabalhar. Quando estou super ocupado, geralmente surto por alguns minutos no começo, mas depois desisto e começo a trabalhar. Às vezes não tenho certeza de que sei relaxar. Hahaha

B.S.: Se você tiver que escolher apenas uma banda como sua favorita, qual seria?

M.J.: Para não ser previsível, mas The Beach Boys 🙂 Em termos de artistas mais modernos, Ben Folds sempre será um dos meus artistas favoritos, compositores e pianistas, e eu tenho um enorme respeito pela carreira que ele teve até agora.

B.S.: Você tem planos para novas músicas, ep ou álbum? O que podemos esperar para o próximo ano?

M.J.: Estou planejando lançar um novo single em que estive trabalhando no início de 2020, chamado “Shine” (você ouviu primeiro!). Não tenho certeza depois disso, mas veremos o que acontece!

Siga Matthew no instagram: @matthewjordanmusic

20200117_192139


Original interview in English

1. You have a large music career as a musician, producer, vocal coacher.  How did you start this relationship with music?
Wow, what a question. Well, when I was 6 years old I started loving Billy Joel, so my dad got me piano lessons and I decided that’s what I wanted to do for a living. My dad used to be a singer-songwriter as well and worked for Warner Bros as a songwriter back in the day. So he encouraged me and taught me a lot, and we still write songs together quite a lot. That’s just a bit of info about how I started but really, every experience I’ve had leads me to new exciting adventures in music and I always push myself to try as many new musical things as possible.
  2. Which is your biggest inspirations for composer and write songs?  How is the process to make new music?
I usually write music first because I’m very quick with melodies, and then I see what the music is saying to me as far as the lyric goes. But sometimes I’ll have a title, or a line of a song first, and I start to form music to match that and add the rest of the lyrics in afterward. It’s like putting together the pieces of a puzzle. I’m also very inspired but whatever music I’ve been listening to lately, a lot of the time I go “what would it sound like if I tried to write a song in the style of this artist?” and then I’ll change it around as I go and ultimately it doesn’t sound like that artist at all, but it still gets me started on writing something new.
  3. You have a lot of collaborations with others big artists.  Which was the most exciting collaboration you did?  And why?
Definitely the fact that I co-wrote the song “California Beach” with Mike Love (from The Beach Boys) earlier this year. I was hired to specifically just arrange and record harmonies and vocals on some of his songs, but with “California Beach” I put together an entire new section and came up with my own music and lyrics for it, so I ended up getting a co-write credit. It’s so exciting to be able to say I’ve co-written a song with one of the founding members of one of my favorite bands of all time!
  4. When was the first time you played to an aundience?  How was the feeling?
Well, I used to do lots of choir performances in school, and I had some solos as early as 4th or 5th grade that were really fun. And then I did some open mics as a teenager playing my songs for the first time live. But my first full set doing my own music was when I was about 16 or 17, at a coffee shop. Lots of my friends were there. It was super fun. I used to get a lot more nervous before shows than I do now, though, so I was probably pretty stressed out leading up to it but then (as usual) had a blast once I got on stage.
  5. You have a great and awesome music career.  Which album from you is your favorite?  
My favorite collection of work I’ve released is probably my last EP “Undeniable” because it I was such a long time in the making, I did so much of it on my own, and from my crowdfunding campaign all the way to the final release, I felt so incredibly accomplished and happy with the end product. But I’ll also always have a soft spot for my first full-length release, “Horizon” from back in 2007. All of my other releases were EPs (5 to 7 songs each) whereas “Horizon” was 12 songs, which covered a very wide variety of stylistic influences. I will always be incredibly proud of all of those tracks.
  6. You love to make covers of bands and singers you like.  Which cover song was the hardest to interpret?
Hmm… good question! The ones that have likely taken the most work were some of my Christmas medleys because I was able to make them entirely my own version from the ground up, without one specific record to reference as I made my version. It was super fun to take a lot of different artists and styles and incorporate those influences into my Christmas covers. The other one that comes to mind is “Good Vibrations” by the Beach Boys, not because it was hard to “interpret” but because it’s such a complex record, with so many different vocals and different sections. It took a while to dissect it, but was probably the most fun I have ever had doing a YouTube cover!
  7. Recently made an incredible EP (I just loved it !!!) called Undeniable.  Which song from this EP do you like the most and why?
Hard to choose just one! I love “She Believed In Me” for the unique jazzy feel and vocals. I love “Undeniable” because I think it’s one of the catchiest hooks I’ve ever written. And I love “Porcelain” because it’s probably the most deeply personal song I’ve ever written, about my fiancé.
  8. You made part of the Beach Boys tour this year.  I know you are a big fan of this band.  How it was tho share the stage with them?
Oh my gosh, it was BEYOND a dream come true. I never dreamed I would get this opportunity and it was such an honor to get to tour with them for a couple months. I even got to perform in Italy with them, opening for Queen! Singing my favorite songs, WITH my favorite. band. How can you top that?
  9. You have a great audience and play in a lot of places.  How is the sensation of knowing your music make part of lives of people all around the world?
It’s such a cool feeling. I’ve connected with so many awesome people around the world through my music (including you Carla!), and made friends all over the place, from Hawaii, to Germany, to Japan, to Brazil. It’s one of the most amazing feelings to get to connect with new people through my art, and I’m extremely grateful for the opportunity to make friends all around the world!
  10. How do you reconcile so much things to do?  You sing, compose, produce, write and play.  How to organize the time?
Who needs sleep? Haha. Honestly, I’m not happy if I’m not super busy working on different projects, I almost feel antsy. So I like having a million different things I need to work on. When I’m super busy, I usually freak out at first for like, a few minutes, but then I just buckle down and get to work. Sometimes I’m not sure I know how to relax, lol.
  11. If you have to choose just one band as your favorite, which is?
Not to be predictable, but The Beach Boys 🙂 In terms of more modern artists, Ben Folds will always be one of my favorite artists, songwriters and piano players, and I have a massive amount of respect for the career he has had so far.
  12. Do you have any plans for new songs, ep or album?  What can we expect for next year?
I’m planning to release a new single I’ve been working on at the beginning of 2020 called “Shine” (you heard it hear first!). Not sure after that, but we’ll see what happens!